quinta-feira, 16 de agosto de 2012

BINÓCULO SWIFT SKIPPER 7X50

Postado originalmente no multiply, em 31-08-2009

Sempre soube que o binóculo Omega 7X50 que usava era limitado e meu desejo era adquirir um de boa qualidade para mim (esse Omega é do meu sogro). Como tinha um binóculo para usar resolvi não me precipitar e aguardar o aparecimento de uma oportunidade.
Sempre fiquei atento aos reviews postados não apenas no cosmoforum mas também sempre pesquisava no cloudynights e no birdwatchers, não só marcas e modelos mas principalmente as características principais que definem um bom binóculo.
Se bem entendi o que andei pesquisando o que realmente difere um prisma para binóculos quando confeccionado com vidros Bak 4 ou Bak7 é:

- Prismas Bak4 tem maior transmissão de luz que os Bak7.
- Prismas Bak4 introduzem mais aberrações na imagem os Bak7.

Dessa forma pude constatar que quando se diz que um binóculo TEM que ter seus prismas confeccionados com vidro Bak4 para ser bom, isso se trata de uma meia verdade.

Se o fabricante resolver garantir que seus binóculos NÃo irão apresentar imagens com aberrações, ele certamente optará por construir seus prismas com vidro Bak7 pois para que os prismas construidos com Bak4 consigam disfarçá-las será preciso um coating muito eleborado e caro (ultra super hiper fully multi coating em todos os elementos).
Só que fazer um binóculo com prismas Bak7 acarretará em perda de transmissão de luz nas bordas da imagem.
Qual a solução? Construir prismas Bak7 maiores!

Assim a constatação reducionista que ocorre é que Bak4 É MELHOR que Bak7, mas os que fazem essa afirmação deveriam complementá-la com a afirmação:

"Prismas construidos com Bak4 são melhores que os Bak7 se tiverem o mesmo tamanho".

Os binóculos construídos atualmente para atender a maioria da demanda têm os seus prismas com as mesmas dimensões por uma questão de custo de fabricação e nesse caso poderemos afirmar que os Bak4 são melhores que os Bak7 e consequentemente mais caros. Mas binóculos com prismas Bak7 maiores possuem imagens mais nítidas e com índices de aberrações muito menores.

Pois é... apareceu uma oportunidade e acabei de adquirir um binóculo SWIFT SKIPPER 7X50 (do início dos anos 8o) com prismas feitos com vidro BAK7. O campo de visão desse binóculo é de incríveis 10°! É verificável um escurecimento ns bordas do campo quando observamos a pupila de saída mas por causa dos seus prismas superdimensionados essa perda se não for despresível é quase.

Sei que estou discorrendo sobre um assunto do qual não sou entendedor e que tudo o que falei até aqui foi retirado de informações postadas em reviews dos quais não posso atestar a competência dos autores, mas ao comparar o binóculo antigo com o "novo" não pude deixar de dar razão a essas pesquisas.

OBSERVAÇÕES COMPARATIVAS entre um Omega 7X50 com campo de 7,1° (prismas pequenos em Bak7) e um Swift 7X50 com campo de 10°(prismas grandes em Bak7).

Durante a observação de prédios e paisagens distantes durante o dia observei a passagem de um avião. Com o Omega via perfeitamente que o avião era branco com os contornos bastante nítidos. Ao trocar o binóculo, o susto. O avião era realmente branco, os contornos eram muito nítidos o leme era laranja e na fuselagem estava escrito GOL!

As comparações que mais me interessavam eram as astronômicas e por volta de 1h dessa madrugada fui para o quintal. O primeiro alvo foi a Lua. Não sei se influenciado pela observação do avião durante o dia fiquei um pouco decepcionado pois apesar de a imagem com o Swift ser mais nítida a diferença não foi tão grande.
De noite aquela perda de luminosidade nas bordas praticamente não existe. Acredito que alguém com olhos treinados poderá notar mas eu procurei por ela e não encontrei.
Como Pegasus estava já a uma boa altitude, peguei o Omega e procurei M-15. Claro que foi um pouco difícil enxergá-la pois mesmo eu sabendo exatamente a sua localização, a proximidade da Lua já caminhando para sua fase cheia fez com que eu demorasse um pouco para identificar o aglomerado globular. Ai troquei de binóculo e pude ver que o investimento valeu a pena... M-15 se destacava com muita clareza e consegui observar muito mais estrelas na periferia. A minha impressão era de que com o Omega eu via em duas dimensões e com o Swift via em três.
Ainda com o Swift nas mãos o óbvio era apontar para M-31 ali pertinho sem muitas pretensões mas quando apontei para o local certo fiquei abismado com a claridade da imagem da galáxia. Com o binóculo apoiado e usando a visão periférica podia perceber os seus braços. Pode parecer exagero e realmente se eu afirmasse que a imagem era nítida eu estaria mentindo. O núcleo estava perfeitamente visível mas os braços eram muitíssimo tênues - mas havia PL e o luar.
Para tirar a dúvida, apontei para M-31 com o Omega e nessa hora a diferença se apresentou com todas as letras: mal dava para ver o núcleo brilhante da galáxia. Ele era observável sim mas parecia que eu havia apontado para algum outro objeto muito mais difuso.
Não vou dizer aqui que agora tenho um binóculo TOP e nem que ele seja melhor ou pior que qualquer um outro, mesmo porque para afirmar isso é preciso COMPARAR.
Sei também que o melhor binóculo que existe é o que possuimos mas confesso que estou me sentindo com 10 anos de idade logo após, no dia do meu aniversário, ter ganho de meus avós um Forte Apache completo (quem está com 50 anos um pouco mais ou um pouco menos entenderá perfeitamente o que quero dizer).
Seguem fotos que fiz do binóculo novo. Ele já foi usado mas percebe-se que muito pouco e com muito cuidado. Está com a caixa, manual, correias ainda embaladas, estojo e tampas das objetivas e das oculares. Nas fotos em que achei necessidade fiz alguns comentários.









Mesmo usado o binóculo veio na embalagem original










Caixa, case e manual













Ajuste individual para dioptria - olho direito

















Encaixe para tripé pouco convencional, mas funciona bem











Coating ambar deixa as cores agradáveis








Simulação do campo de visão com o CdC


Nenhum comentário:

Postar um comentário