terça-feira, 21 de agosto de 2012

APONTADOR LASER COMO BUSCADORA

MONTAGEM
A primeira coisa a ser feita é deixar um dos lados da luva de PVC com o contorno do tubo do telescópio. Para isso colei com fita adesiva uma lixa #100 no tubo e com movimentos de vai-e-vem lixei até que a luva ficasse na forma desejada. Para o serviço ficar bem ajustado é interessante fazer um número de movimentos (50 por exemplo) e depois fazer o mesmo número de movimentos trocando o movimento da luva. Esse procedimento é para que o desgaste fique por igual uma vez que quando aplicamos a força para lixar a luva de PVC tendemos a fazer mais força para um lado.
Essa etapa não é demorada, mas exige um pouco de paciência.
Depois que a luva já está com a curvatura do tubo (foto 04) colocamos a arruela em seu interior (foto 05) e a seguir colamos o pedaço de cano de forma que a arruela fique presa no interior do conjunto.
A segui cortamos o "T" de PVC conforme mostra a foto 01. Nessa etapa cada um deve fazer o corte conforme as ferramentas que tiver disponível. Eu serrei os dois lados transversais para depois fazer diversos furos pequenos para acabar de corta longitudinalmente. Uma lixa grossa termina o serviço.
Depois faz-se os furos para colimação da buscadora. Três furos a 120° de cada lado do "T" de PVC. Abri rosca em cada furo. É aconselhável fazer os furos em uma furadeira de bancada para que eles fiquem retos.
Os parafusos allen vão com contra porcas para que depois de ajustada a buscadora com o telescópio posamos travar tudo.
Para prender todo o conjunto no tubo do telescópio será preciso fazer um furo nele e por ai passar um parafuso que irá atravessar a arruela que está dentro da luva de PVC. O tamanho do parafuso tem que ser suficiente para dar um bom aperto e dependendo da arruela usada para a luva de PVC, teremos que usar uma outra arruela menor.
Ainda não coloquei a buscadora no telescópio mas assim que o fizer postarei mais fotografias.
=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x

FINALIZAÇÂO
Fiz a pintura das partes de PVC, com a aplicação de duas demãos de prime automotivo e lixa d'água #300 e #600. Apliquei spray preto fosco (duas demãos).
Fixei o conjunto no tubo do telescópio por meio de um parafuso. Foi preciso colocar mais uma arruela na para a porca não passar pela primeira arruela (deixei a cabeça do parafuso por dentro do OTA).
Os movimentos dos parafusos allem ficaram OK e o ponto de luz verde se desloca suavemente pela parede. O alinhamento terá que ser feito de noite, por motivos óbvios.
=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x

TESTE DE CAMPO

Quando o tubo fica até uns 20º em relação ao horizonte o peso de conjunto faz o telescópio pender para a frente. Mudei um pouco o centro de gravidade do tubo mas não pude alterar grande coisa pois a montagem dobs está no limite (o tubo não fica na vertical - zenite).
O ajuste foi tranquilo mas verifiquei que existe um problema de paralaxe. É preciso ficar na mesma posição para usar o novo apontador, assim é preciso escolher uma posição de observação o mais confortável possível.
Depois de alinhado com a ótica do telescópio a nova buscadora mostrou mesmo que é muito funcional. Depois que peguei a prática conseguia apontar para estrelas visíveia a olho nú e verifiquei que a precisão ficou boa pois mesmo com a ocular planetária - que me dá um campo real de praticamente 16 arcmin o alvo escolhido fica dentro desse campo.
Para os objetos mais difusos é só escolher uma estrela visível nas proximidades e conferir com a buscadora 6 x 30.
Agora para apontar para as estrelas será preciso um outro apontador...



















7 comentários:

  1. Obrigado Leandro. Fica bem funcional e de fácil manuseio.

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Também montei um 180 com o kit do Sebastião Santiago e com esse apontador ficou ótimo. Tive problemas com o azimute, mas depois de lubrificar o disco de vinil com uma vela ficou super suave o movimento (usei o passo a passo do "turminha"). Coloquei anéis de pvc 10mm ao redor dos dicos que "abraçam" o tubo e a altitude também melhorou muito, ficou quase exato. Ainda estou deslumbrado mas já tenho suas dicas como próximos projetos. Muito melhor do que comprar um pronto, como você disse, o aprendizado não tem preço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Guilherme que bacana que estou podendo contribuir um pouco com quem está iniciando. Descobrir as coisas do céu são um ótimo e instrutivo passatempo, além de proporcionar ótimos contatos pessoais.

    ResponderExcluir