sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

C/2011 W3 Lovejoy


Estou postando esse álbum para exibir meu presente de Papai Noel.
Programei o despertador para tocar às 3:30. Acordei e olhei para o céu que estava muito limpo e estrelado.
Tomei um café rápido e saí para campo. Chegando ao local programado percebi que a PL não iria proprocionar uma boa observação do cometa e assim resolvi sair da cidade e me afastei uns 18 Km em direção ao leste.
A pequena viagem valeu a pena! Saí para uma estrada secundária, de terra, e encontrei a entrada de uma fazenda, no meio do cafezal e lá parei para observar e fotografar o Lovejoy.
Como disse foi um belo presente. Foi a visão astronômica das mais espetaculares que tive a oportunidade de observar. O cometa apresentava duas caudas (a segunda muito fraquinha) mas a mais frte tinha cerca de 15° de extensão. O núcleo não estava visível. Eu acredito que quando ele saiu acima do horizonte a luz do dia já impossibilitava a observação.
Apanhei um pouco do foco da câmera pois o local era ermo e confesso que estava um tanto apreensivo, mas nesse ponto correu tudo bem. Perdoem pelo foco não perfeito.
As imagens falam por sí.







8 comentários:

  1. Fantásticas Milito!!! Fantásticas! Imagino sua emoção!!!!
    Eu há tempos não olho pra o céu!! Viajando muito e sem tempo quando estou por aqui!
    Lindas fotos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa, parabéns pelo presente, Eu tbm consegui observar o cometa aqui em Curitiba, e confesso que foi o melhor objeto que observei até hoje. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Milito, parabens pelo registro, realmente ficou muito bom.
    ABraço,
    Edison

    ResponderExcluir
  4. Fantástico! Aqui no DF já tentei duas vezes... e só nuvens...

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal desculpe pela falta de respostas. Estava de férias sem internet nm celular - descanso MESMO!!!
    Realmente foi uma bela oportunidade, no único dia em que as nuvens deram uma pequena trégua.
    Obrigado (por atacado) a todos os comentários de vocês.

    ResponderExcluir