sábado, 3 de dezembro de 2011

Montagem Germânica finalizada


Vista da montagem germânica "home made" com o refrator 90/900.

Após 3 anos e 3 meses dei por concluída a minha montagem equatorial germânica "home made".
A primeira versão que tinha os mancais dos eixos de AR e DEC confeccionados em madeira mostrou-se imprecisa além de, por má construção, travar o sistema de tração. Em suma ela estava sem condições de proporcionar um acompanhamento aceitável.
Coloquei em alguns álbuns o processo de construção da montagem e nesse não entrarei em muitos detalhes já apresentados.
A principal e fundamental alteração foi mandar fundir em alumínio os mancais dos eixos de AR e DEC. Depois enviei os mesmos para retífica, furação e colocação de buchas de bronze para receber o eixo de AR. A furação executada no torno (créditos para o competente profissional Naif) permitiu a colocação dos eixos com precisão além de deixá-los com o giro leve e livre. Uma diferença monstruosa em comparação com a primeira versão.
O conjunto de tração - que não foi bem detalhado anteriormente - é constituído por um motor de passo (1,8°) retirado de um scanner velho, uma caixa de redução 260:1, uma coroa dentada que aciona por correia um disco de alumínio (já descrito em álbum anterior). A coroa e o disco perfazem uma redução de 20:1.
Depois de programar o PICGOTO deixei a montagem ligada por 3 horas e o eixo de AR girou 44,4º (o ideal é 45°). Preciso fazer um ajuste fino na programação.
Mais detalhes estão nos comentários de cada imagem.
Bem... é lógico que o tempo fechou! Ainda não pude testar plenamente, mas uma noite dessas apontei o refrator para Júpiter com a montagem alinhada às pressas. Antes de ligar o sistema de tração fiquei acompanhando o delocamento do planeta pelo campo da ocular. Aí sem tirar o olho liguei a fonte e para minha alegria Júpiter deu um "brecada" brusca em seu passeio aparente, sinalizando que a coisa funcionou. Ainda verifiquei que o deslocamento está ocorrendo mas quando o alinhamento polar estiver mais bem feito poderei finalmente usar - depois de tanto tempo - a montagem.
Pretendo, agora nas férias, fazer um suporte para o newtoniano, bem como deixar um outro suporte para colocação da dslr.
Agradecimentos ao Marcos Baungartner (desculpe se grafei errado) por todo o suporte, paciência e por ter me recebido em sua residência por duas vezes.
Também não posso deixar de citar o prof. Ricardo David, da Davitec que disponibilizou sua maravilhosa oficina e conhecimentos mecânicos e eletrônicos. Também ao seu funcionário e agora também meu amigo Júnior pelas dicas e ensinamentos na parte eletrônica. Ao Sr. Sebastião pelo primor e cuidado na confecção dos discos de tração em alumínio - um torneiro das antigas que está em extinção.
Ao pessoal da FUND BEM, Luiz e Cláudio pela capacidade em fundir os dois mancais para eixos - um serviço realmente feito por quem entende. E ao já citado torneiro mecânico Naif pelo belo trabalho realizado.



































29 comentários:

  1. Ficou ótima Milito. Essa solução com certeza vai servir de modelo para outras motorizações. O detalhe do disco liso em vez de sincronizado resolve de maneira simples o problema da embreagem. Abraço. Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Essa coroa é dentada ou lisa Alexandre?
    Parabéns pela montagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos. O disco liso está funcionando bem mesmo. Posso girar o eixo de DEC à vontade desde que com cuidado, é claro. Obrigado pelo grande auxílio durante toda esta saga.

    ResponderExcluir
  4. Olá olivar. A coroa é dentada assim como a correia. Apenas o disco de alumínio é liso. Assim não se perde a tração quando precisamos fazer mudanças em decllinação.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, onde conseguil essa pequena redução de 260:1 ? Gostaria muito de conseguir uma dessas, tem como me informar onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  6. Olá Olivar.
    Comprei essa caixa na Akiyama. Ela é vendida acoplada a um micro motor DC. Eu desacoplei e pedi para um amigo fazer o acoplamento no motor de passo (isso eu não sei fazer). Ela apresenta uma folga e assim é preciso antes de fazer o acompanhamento das estrelas avançar a montagem por um tempo para que a redução possa ficar na posição correta. Caso você pretenda usar com um sistema de GOTO (em dois eixos) ela não é indicada.
    Você encontra nesse link: http://www.akiyama-automacao.com.br/movimentacao/ak380-24-r35e.html
    Eu não lembro do preço mas lembro que não custou muito caro...

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Milito, parabéns ! Belo trabalho, muita dedicação e persistência.
    Desejo que ela lhe dê bons frutos na observação e nas astrofotos !
    abraço
    Conrado

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Conrado. Agora é a briga para, na prática, conseguir um alinhamento polar pelo menos aceitável.

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Bom, Milito, digamos que este é o tipo de "problema" que qualquer um de nós gosta de ter...rsrsrs.
    Eu ainda "brigo" para conseguir um alinhamento razoável, mas quando se consegue os resultados são muito recompensadores. Poder deixar um planeta por um longo tempo, "paradinho" lá na ocular (ou na camera) é tudo de bom !
    Gostaria de saber mais detalhes sobre o seu sistema de acompanhamento.
    Abraços e bons céus !
    Conrado

    ResponderExcluir
  10. Ola Milito, Parabens pelo trabalho. Eu acabei desistindo de construir a minha, a falta de tempo e ferramenta dificulta muito. Vou adquirir uma EQ6 mesmo, nao vai ter jeito .
    Nao deixe de nos contar as experiencias com voce terá com ela .
    Parabens novamente.

    Abraços .

    ResponderExcluir
  11. Olá Alexandre e parabéns com a bela montagem. Estou para montar a minha tambem e gostaria de saber onde conseguiu as duas engrenagens dentadas. abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcelo. Foram esses justamente os motivos pelos quais demorei tanto tempo. Ainda acho que para quem deseja um acompanhamento bem preciso seja mais negócio comprar uma montagem já pronta. Eu nem me atrevo a contabilizar tudo o que gastei durante esses 3 anos (muitos erros e consertos).
    Não me arrependo de tê-la construído, muito pelo contrário. Acredito que para meus objetivos ela irá ser o suficiente.
    Grato pelas palavras de incentivo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Pedro. As únicas peças que não fiz foram o motor de passo, a caixa de redução, a coroa dentada e a correia dentada (porcas e parafusos também). O motor, a coroa e a correia foram retirados de scanners quebrados e a caixa de redução foi comprada.
    Apenas a coroa é dentada. O disco é liso evitando assim a colocação de uma embreagem quando giramos o eixo DEC.
    abraços.

    ResponderExcluir
  14. Trabalho de Mestre!
    Tomara que no próximo encontro do A.A.T.E.U. tenhamos a companhia desta maravilhosa novidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ricardo. Realmente está tudo indicando que vai funcionar, mas cadê esrelas para testar? Mas eu já estou prevendo que o uso de uma montagem dessas (pelo menos a minha que não é desmontável com facilidade) ficará mesmo mais restrito.
    Claro que vou levá-la para os encontros mas aí é que será preciso chegar mais cedo mesmo. Agora é esperar o fim da temporada de nuvens para marcar mais um encontro.

    abração

    ResponderExcluir
  16. Oi Milito, sem dúvida a falta de portabilidade será um entrave mas ela não pode deixar de ser "batizada" em um de nossos encontros, de forma alguma.
    Com certeza, pelo menos em um encontro os AATENENSES terão que ter o privilégio de ver esta bela máquina. Quem venha 2012!

    ResponderExcluir
  17. Hoje finalmente fez uma noite com poucas nuvens e pude testar o sistema de acompahamento da equatorial germânica. Posso dizer que a montagem está aprovada. Usei o refrator, mesmo sem uma colimação 100% e o alvo escolhido foi Jupiter pela facilidade de localização uma vez que o telescópio ainda não está com uma buscadora.
    Alinhei meio no olho (alinhamento polar) com o inclinômetro improvisado e segui a marcação que fiz no chão do eixo norte-sul.
    Liguei o motor e percebi que o alvo ainda se deslocava - devagar mas se deslocava. Aí comecei a me entender com os ajustes. Fui alterando a inclinação e o azimute da montagem até chegar a um ponto que julguei aceitável. Sei que o alinhamento ainda pode ficar melhor mas já é possível deixar o alvo por cerca de 30 minutos no campo da ocular sendo que o tempo começou a ser contado com o planeta no centro do campo. Considerando que o campo total era de 35 arcmin eu acredito que já tenho um acompanhamento bastante razoável, acompanhamento esse que, repito, sei ser possível melhorar.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, Milito.
    Tenho certeza que com os ajustes finos essa montagem vai ficar nos trinques!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá Alexandre! Minha dúvida é a mesma do Olivar, embora esteja desconfiado que você utilizou a caixa de redução de um dos motores Pittman, correto? Estou pensando em utilizar este mesmo esquema. Por acaso, você não tirou fotos da junção entre seu motor de passo e a redução, tirou? Acho que esta é a parte que mais deixa em dúvida o pessoal hahaha Abraços, e parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Ótima Engenharia! Gostei muito! Qual motor de passo usou!?

    ResponderExcluir
  21. Oi Felipe. Foi um motor de scaner com 1,8° por passo.

    abração

    ResponderExcluir
  22. Oi Milito, parabéns pela montagem. Meu nome é Edinaldo, lá do astroforum e cosmoforum, tá lembrado? Fiz a montagem de um refrator de 80 mm de diâmetro e df=900 mm e postei toda a montagem do mesmo lá no astroforum, ficou legal. Adquiri um refrator de 100 mm e df=1630 mm, uma lente da década de 80, o mesmo pesa 6,5 kg. Será que o projeto da sua montagem comporta este refrator? Gostaria que você me ajudasse nessa empreitada. Vou mandar fotos do refrator para você quando tiver um tempinho analisar. Agradeço antecipadamente o apoio. Fico no aguardo de um retorno seu.

    Abração
    Edinaldo Cunha
    edinaldo@ifpb.edu.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Edinaldo.
    Parabéns pela construção do telescópio.
    Quanto ao refrator de 100 mm a montagem suporta tranquilamente o seu peso. A construção da montagem é um pouco trabalhosa pois são muitos detalhes para prestar atenção, mas dá para fazer tranquilo...
    Hoje eu faria diferente, principalmente no que se refere aos mancais para os eixos.
    Aguardo as fotos.

    abração

    Milito

    ResponderExcluir
  24. Olá Milito.

    Veja no link abaixo, um vídeo do refrator de 100 mm de diâmetro e distância focal 1630 mm que te falei:

    http://www.youtube.com/watch?v=BY_y_fsLryo

    Onde posso encontrar o processo de construção da montagem em seus álbuns, tendo em vista que o site do multiply foi extinto?

    Abraço

    Edinaldo

    ResponderExcluir
  25. Veja o vídeo Milito e repare na montagem,não tem ajuste fino, é horrível ter que acompanhar os astros controlando com as próprias mãos. Será que posso aproveitar esta minha montagem do vídeo e adaptar apenas um controle fino de acompanhamento?

    Aguardo orientação sua.

    Abraço

    Edinaldo

    ResponderExcluir
  26. Oi Edinaldo. Aqui no blog eu acho que coloquei alguma coisa da construção da montagem, mas eu preciso procurar.
    Vou procurar também a página do Marcos Baungartner, de Rio Claro que foi onde eu peguei todo o tutorial para construir minha montagem.
    Quanto ao aproveitamento da sua montagem eu acredito que seja possível você motorizá-la apenas no eixo de AR (como a minha) mas ai será preciso usar engrenagens e eu não sei como fazer.
    Eu serei bastante sincero: caso você não entenda direito como funciona uma montagem equatorial germânica e nem possua ferramentas e um torneiro mecânico disponível, será bem complicado construir uma dessas. O custo da minha montagem ficou maior que se eu tivesse comprado pronta (como eu não tinha prática precisei fazer muitas alterações).
    Assim que eu encontrar os links dos quais falei eu envio para você.

    abração,

    Milito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, obrigado pelo apoio, mas minha pretensão não é motorizar a montagem que já tenho, e sim construir uma nova adaptação e você deve ter razão, tem que ser com engrenagem daquela tipo parafuso, que faz virar uma engrenagem que fica acoplada nos eixos. Para mim bastaria que ficasse como uma montagem altazimutal simples com botões de ajustes fino para acompanhamento dos astros. Sim, tenho torneiro mecânico para fazer estas engrenagens, mas é preciso um projeto que se adapte a minha montagem antiga.

      Abraço

      Edinaldo

      Excluir