sábado, 18 de setembro de 2010

Noite Internacional de Observação da Lua


Apesar de ter sido uma iniciativa modesta a Noite Internacional de Observação da Lua ão passou em branco aqui em Franca.
Levei meu telescópio - acompanhado da minha esposa Márcia e disponibilizamos para os passantes da Praça da Matriz a oporunidade de observar a Lua através de um telescópio.
Ao chegar à praça fiquei receoso de colocar o telescópio bem no centro pois estava havendo um encontro de skate com muitas pessoas e certamente iria dar em confusão. Seria pouco telescópio para muitas pessoas.
Fui para um lado mais abrigado mas que mesmo assim ficou visível e pude mostrar a Lua para muitos passantes.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos puderam ter contato - a maioria pela primeira vez - com um telescópio.
Fiquei das 18h às 20h e ainda pude apontar para Vênus e os que puderam observar se espantavam pois acreditavam estar olhando para a Lua e não para "aquela estrelinha".
O mais bacana foi receber uma aula de uma menina de 9 anos que me explicou detalhadamente porque a Lua tem tantas crateras - isso me emocionou.










22 comentários:

  1. Olá, Milito.

    Bela iniciativa! Parabéns.

    Vinícius.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Milito, belo exemplo de divulgação da astronomia.
    Também já pensei em fazer algo assim, mas meu tele não é muito "portátil".
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bela ação. A menina de 9 anos anda prestando atenção.... Bom saber que apesar de todas as restrições da vida moderna, ainda há interesse pela ciência observacional cultivada em crianças.

    ResponderExcluir
  4. Olá Milito,

    Parabéns pela iniciativa e desprendimento, é muito legal ver a surpresa de todos que observam o céu. Legal
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O evento só poderia dar certo, não é mesmo?
    Com uma benção destas, as coisa fluem tranquilamente, he, he, he...

    ResponderExcluir
  6. Deixe de ser modesto, professor!
    Iniciativas como esta marcam a vida de muitas pessoas, você sabe disso não é?
    Parabéns e como é legal ver a diversidade de "tribos urbanas" se interessarem pela Astronomia.
    Valeu Milito!

    ResponderExcluir
  7. Boa iniciativa, você pode fazer a diferença em um momento importante que foi esquecido por outros na sua cidade.Agora fiquei curioso em saber a explicação da garotinha, você pode compartilhar conosco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Sr. Milito, precisamos de mais pessoas como o senhor para que possamos construir um mundo melhor e mais justo. A Astronomia fascina não apenas por sua beleza nata, mas também pelo amadurecimento que proporciona à alma (agora eu filosofei hein!).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ricardo. A atividade foi bem limitada sim, mas serviu de base para as próximas. Estou pensando em fazer isso nos sábados de Lua crescente, vamos ver se dá certo.

    cronnosdf. Ela me explicou que pela falta de atmosfera na Lua os meteoros atingem a superfície sem nenhum obstáculo e assim não queimam durante a queda.

    Delberson. A astronomia nos leva mesmo a filosofar. Fazer uma atividade dessas não é nada do outro mundo pois é difícil alguém passar, ver o telescópio e ficar indiferente. Teve até quem perguntasse se era pago rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  10. Milito, realmente é de emocionar, eita garotinha experta, Milito vc tem algum projeto Dobsoniano ai pra me mandar na primeira semana de Outubro chega meu kit comprado do Sandro Coletti, e vou me aventurar na montagem do meu tele de 150mm.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Que bacana sua iniciativa , muito legal mesmo.
    Aqui em sp, capital, ficou extremamente nublado, até choveu.
    Parabéns
    abração
    Fabio

    ResponderExcluir
  12. cronnosdf.
    Você quer um projeto para a montagem dobs? Eu não tenho um pronto pois fiz a minha pesquisando na rede. Não é difícil fazer uma. Vou dar uma procurada e mando os links.

    ResponderExcluir
  13. Oi Palleze.
    obrigado. As nuvens apareceram no dia e fiquei até precupado. Mas na hora elas abriram. Estamos aguardando com ansiedade um pouco de chuva pois a seca aqui já está incomodando, inclusive com racionamento de água.
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Milito, legal. Daqui a pouco voce sai no jornal da cidade, hehe. Abcs

    ResponderExcluir
  15. É eu vi que várias pessoas ficaram curiosas para observar a lua...foi mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Essa fotografia da lua está num aumento reduzido, assim da para ver o satélite inteiro, muito legal!

    ResponderExcluir
  17. Essa imagem foi apenas para registro. Acho que foi feita com a câmera de um celular.

    ResponderExcluir
  18. ola milito, quem dera eu tivesse um "um amigo" assim aqui em valinhos prá trocar ideias e responder perguntas, estou fazendo um conjunto optico de 200mm com o sr. roberto fornaciari de pirituba sp,(não tô nem dormindo direito) estou olhando a sua montagem dob e tirando umas ideias, ele me disse que eu preciso fazer com que o tubo deslize prá cima e baixo prá garantir um bom equilibrio, por isso estou pesquisando a sua montagem que parece ser bem simples e robusta, parabens pela iniciativa é uma benção abraços sergio

    ResponderExcluir
  19. Grande Milito ... esses momentos sao inesqueciveis ... PARABENS !!!

    ResponderExcluir
  20. São mesmo Marcelo. Mesmo uma iniciativa modesta como essa já é capaz de despertar o interesse das pessoas.
    Em outubro se o tempo permitir poderei comemorar o meu aniversário com outra seção de observação da Lua em praça pública.

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Certamente Jhon Dobson está muito feliz com esta atitude! Parabens Milito!

    tenho orgulho de compartilhar forum com o senhor!

    ResponderExcluir