segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Encontro do grupo A.A.T.E.U. - Batatais - SP - 07/08 agosto de 2010


uma das "fotos oficiais"

Aproveitamos a Lua Nova e a disponibilidade na agenda do pessoal para realizar mais um encontro do AATEU, num Haras a uns 10 Km ao norte de Batatais.
Foram momentos muito agradáveis com churrasco, conversa sobre equipamento e astronomia em geral.
Ao anoitecer tivemos o primeiro presente da noite pois observamos Vênus, Saturno, Marte e Mercúrio muito próximos entre si.
Os detalhes do encontro estão sendo tabulados para publicação em breve, mas já posso adiantar que a mag limite do céu variava entre 5,1 e 5,6, dependendo da altura do astro, e o seeing foi estimado depois de alguma controvérsia em 7,5 (uns achavam que era 7 e outros 8). As observações duraram até mais ou menos as 3:30 da manhã pois estavamos aguardando M-31 em uma boa altitude. Só que ao norte estava a cidade de Franca que deixava o horizonte até uns 30º com uma PL considerável - observávamos o núcleo brilhante da galáxia a olho nú, mas ao telescópios a visão dos braços espirais não foi das mais generosas, se bem que era possível observar no mesmo campo Andrômeda e suas duas galáxias satélites (M-32 e M-110).
Contabilizamos nove galáxias observadas, diversas nebulosas planetárias, nebulosas de emissão, aglomerados para todos os gostos e meteoros, muitos meteoros. Foram tantos que se fossemos anotar todos só iríamos ficar fazendo isso. Para variar o Pereira e o Ricardo observaram um grande bólido (como o fizeram no encontro de Altinópolis).













22 comentários:

  1. Esta foto esta excelente, para trabalhar com o Gimp.
    Parabens Alexandre Milito.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Milito,

    Mas que festival mais animado, hein!

    Um abraço.

    Vinícius.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernandes, obrigado pelo incentivo, mas não tenho experiênia com astrofotos e foi a primeira vez que usei a D-40 para fotos de longa exposição. Acredito que as imagens ficaram um pouco super expostas, mas durante a seção de observação com muita gente e ter que lidar com o tripé e a câmera acabei não dedicando atenção suficiente. Mas ao menos sei que para esse tipo de foto de grande campo a NIKON funciona bem.
    Agora vem a pergunta de ignorante: o que é Gimp?

    ResponderExcluir
  4. Oi Vinícius: foi mesmo uma festa ! O mais interessante é que pudemos trocar idéias e experiências. O grupo já tem o principal para seguir um rumo de observação mais "séria" que é o coleguismo e a vontade de ir adiante.

    abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá Milito;

    ...gostei das fotos e mais ainda do céu... :-)

    Gimp (Graphic Image Manipulation Program), é um programa livre semelhante ao Photoshop e disponível para Linux e Windows.

    Mas que as fotos ficaram boas, ah isso ficaram! Fez por piggyback? Se não fez, na próxima tenta e vai sair melhor ainda.... :-)

    Abração.

    Ilidio

    ResponderExcluir
  6. Hum...eu ainda chego lá professor!.rs
    Parabéns! Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Nesta hora a gente não tropeçava ainda hehehe

    ResponderExcluir
  8. Pois é Luiz. Pelo menos no quesito luzes parasitas não tivemos o mínimo motivo para reclamações.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ilidio.
    Vou procurar pelo software, para tentar ver como funciona, obrigado pea resposta.
    Quanto ao céu não pudemos reclamar nem um pouco. No zênite dava para perceber as estrelas de mag 5,5 (comparamos pelo CdC).
    Agora quanto à foto ela foi feita com a câmera apenas no tripé, não usei piggback, mesmo porque minha montagem equatorial ainda não está motorizada. Eu acho que as fotos ficaram um pouco super expostas (30s com f3,5 e ISO 1600). Eu deveria ter tentado usar a mesma exposição com o ISO mais baixo, pelo menos um ponto, mas e a vontade de ficar olhando para aquele céu?
    Aos poucos vamos pegando o jeito da coisa...

    abração e obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lilian.
    Também fiquei satisfeito com o resultado, levando em conta que foi a primeira vez que pude tentar fotografar o céu com baixa PL.
    Se a sua câmera permitir fazer exposições de 30 segundos, basta colacá-la em um tripé e fazer a foto, foi isso que eu fiz... Muito da qualidade dessa imagem se deve ao céu escuro.

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Milito, mesmo vc não tendo experiencia em astrofotos conforme vc comenta, meu cumpade, essa foto ficou show de bola, fico aqui imaginando, já pensou se vc fosse um expert em astrofotos? hehehe, mais uma vez, parabéns pelo trabalho Milito, "babei" kkkkkk.

    ResponderExcluir
  12. Trabalho maravilhoso Milito, imagino esse céu ao vivo, adorei a foto, parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Milito e a todo pessoal do AATEU por mais este feito, o grupo está crescendo eim? abc

    ResponderExcluir
  14. Oi Riba.
    Realmente o céu estava muito bom e limpo. Apesar de que os lados sul e norte estarem com uma PL relativa que "roubava" uns 20º de altitude.
    As fotos olhadas à primeira vista parecem mesmo estar muito boas mas se forem analisadas com olhar bem crítico percebemos algumas falhas. Ainda não estou muito prático no tratamento delas mas para aprender tudo isso é preciso mais tempo de "estrada".
    obrigado pelas palavras e pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Olá Manuel.
    Visitei sua página e estou bebendo dessa fonte. Aos poucos vou pegando o jeito com o software. Preciso descobrir como habilitar os plugins para astrofotografias e ver no que eles são capazes de auxiliar.
    grato.

    ResponderExcluir
  16. Fala Leandro !
    Foi um belo encontro que apesar de ter carecido de um pouco de rigor científico, sobrou entusiasmo e companheirismo. Tinha horas em que largávamos os instrumentos e ficavamos observando a olho nú, contando objetos messier e assistindo a queda dos meteoros.
    Não marcamos ainda outro encontro pois daqui para a frente estaremos entrando na época das chuvas. Se bem que até novembro nos dias em que o céu abre fica ainda melhor que agora pois essa seca deixa o ar muito carregado de poeira e fuligem da queima da cana de açucar.
    abração.

    ResponderExcluir
  17. Oi Euico.
    Você viu só? Quando fazemos as coisas com cuidado o resultado sempre tende a ser melhor. Ainda estamos longe de ser um grupo de observação astronômica sério e acredito que ainda falta muita bagagem para todos nós, mas eu acho que com esse intercâmbio fica mais fácil aprender.
    abraços,

    ResponderExcluir
  18. Olá Paulo, obrigado pelo comentário. O método é o da câmera em um tripé. Sem uso de telescópio ou qualquer outro equipamento astronômico. A exposição ed cada uma está na etiqueta (em cada foto).

    abração

    ResponderExcluir
  19. Oi Riba... obrigado pelo comentário e pelo elogio. Mas não sou mesmo especialista em astrofotos. Entendo de fotografia, que é a minha profissão, e conto com um equipamento adequado para essa fotografia e o céu escuro facilita muito a vida da gente.
    Ainda acho que poderia ter ficado melhor, mas com muita gente no encontro fica até deselegante ficar destacado para fazer a foto - para caprichar é preciso "gastar" um tempinho que preferi compartilhar com o pessoal.
    Acho que exagerei na exposição, pois poderia ter feito a foto com um valor de ISO mais baixo.
    Mas plasticamente o resultado ficou bom sim, eu gostei muito...
    abração

    ResponderExcluir