segunda-feira, 5 de julho de 2010

"descobrindo" o norte.

Aproveitei que na noite de 04/07/2010 o céu apresentava uma certa calma quanto à turbulência e resolvi procurar pela galáxia M-83 ou NGC 5236, em Hidra quase na "divisa" com Centaurus.
Não foi difícil encontrá-la pois as estrelas de referência que escolhi - o "triângulo formado por cen1, cen2 e cen3 - eram visíveis a olho nú e essa formação está a "meio caminho" entre a galãxia e a estrela Eta Cen. Não foi possível a observação dos seus braços com definição. Olhando com a visão periférica o campo se alargava mas a PL daqui já é um pouco severa para objetos deep sky. M-83 já está na lista de observações para quando puder ir a um local mais afastado da cidade.
Do canto escuro da casa não tenho acesso ao leste e por não querer as luzes da rua diretamente em meus olhos resolvi manter o posto e pesquisar o norte. Descobri alguns aglomerados globulares que ainda não havia observado.
Comecei por M-53 em Com que já pude localizar usando o binóculo usando como referência a estela alfa Com (mag 5,22) distante praticamente 1º do aglomerado, o que tornou a localização pelo telescópio mais fácil pois minha ocular de maior distância focal (32mm) me dá um campo de cerca de 72 arcmin.
Perto de M-53 está NGC 5053, outro aglomerado globular só que de magnitude alta (9,8) e BS igualmente alto (14,29). Muito perto dele está uma formação de estrelas bastante peculiar e muito facilmente identificável pela ocular mas mesmo aontando para o local correto não foi possível fazer a observação.
Assim decidi procurar por M-3, em CVn, na divisa com Boo. Partindo de Eta Boo localizei duas estrelas a 2/3 do "caminho" para o aglomerado. A partir daí era questão de localizar a estrela (HR 5145 ) que pelo CdC tem mag. 6,23 e a classe espectral K3III - portanto uma estrela de cor alaranjada. Essa estrela cabe junto com o aglomerado no campo da ocular mais longa visto que estão separados por apenas 27 arcmin.
Depois fui à procura de M-13 ou NGC 6205, em Her. Esse foi o mais facilmente encontrado e acredito que em um lugar bem escuro e de PL baixa seja possível encontrá-lo até a olho nú. Me lembrou bastante o aglomerado 47 Tucanae (um pouco menor e menos brilhante mas com um BS muito parecido). Uma observação bastante interessante visto que não se trata de um aglomerado com nível de concentração muito alto. Usando a visão periférica pela ocular ortoscópica de 12,5 mm (100 vezes) já era possível distinguir algumas estrelas separadas em sua borda. M-13 foi sem dúvida o mais bonito da noite.
E já que estava em Her, fui Procurar M-92 ou NGC 6341, que já foi possível ser visto com o binóculo a meio "caminho" entre as estrelas Eta Her e Iota Her. As suas dimensões são menores que M-13 (que tem mais de 4 vezes a área de M-92), mas mesmo assim não houve dificuldade para ser localizado. Detalhe algum pode ser observado mesmo com a ortoscópica.
O frio já estava ficando desconfortável e para encerrar a seção observei a estrela dupla STF1877 AB (epslon Bootes). A componente principal tem classe espectral K0II - III, já no final da sequência do espectro estrelar e consequentemente apresenta uma coloração amarelo/alaranjado. Sua magnitude é 2,5. A companheira de mag. 4,81, distante cerca de 3 arcsec (segundo medição de 2009 relatada no WDS), é uma estrela mais quente devido à sua coloração azulada. Pela primeira vez tentei fazer o cálculo estimado do ângulo de posição do conjunto e fiquei satisfeito em ter chegado a um resultado bem próximo ao que está no WDS. É muito interessante acompanhar o deslocamento do sistema para o oeste e "calcular" a quantos graus está a companheira tendo como referência o norte. Pela minha observação e nenhuma experiência "calculei" que esse ângulo estaria entre 310º 2 320º. A leitura de 2009 do WDS indica uma ângulo de 330º - Nada mal !
Céu estável MVL 4,70 seeing 7 20:30 às 22:00
PL média e luzes parasitas refletidas pelas paredes.
NEWT 180 mm F-7 em dobs.
oculares super plossl 32mm (39 aumentos e 72 arcmin FOV) e ortoscópica Kokusai 12,5mm (100 aumentos e 26,4 arcmin FOV).
Binúculo Swift Skipper 7 X 50.

M-83 - NGC 5236 galáxiaHydra13.1'x 12.2' mag: 7.50 BS:12.80
M-53 - NGC 5024 agl glob
Coma Berenices14.4'x 14.4' mag:7.70 BS:12.00
M-3 - NGC 5272 Canes Venatici18.6'x 18.6' mag:6.40 BS:11.00
M-13 - NGC 6205
Hercules23.2'x 23.2'mag:5.90 BS:12.00
M-92 - NGC 6341
Hercules11.2'x 11.2' mag:6.50 BS:11.00
STF1877 AB estrela dupla (epslon Bootes)mag: 2,58/4,81 sep. 3arcsec Cl.espec. K0II - III (WDS 2009)
separadas com 200X

9 comentários:

  1. Este relato observacional está excelente. Iria pedir ao Alexandre da próxima vez, que desse as coordenadas do local. É que com o Stellarium podemos fazer uma simulação virtual do seu local e acompanhar toda a sua discrição na tela do Pc.

    ResponderExcluir
  2. Milito,
    cheguei em casa agora e subi para ver se conseguia ver M83. consegui localizar as três estrelas, mas por nada deste mundo localizo M83!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O que eu to fazendo de errado? Como é que vc a visualiza? Ela é mais brilhante, menos brilhante, poucas estrelas, muitas estrelas, só uma fumaça? Como é? Tenho lido relatos no Cosmoforum que é fácil de achar e que é uma das mais brilhantes desta época do ano. Eu consigo ver exatamente a estrela que vejo no CDC que aponta para M83, mas quando olho pela ocular, não vejo nada. Será que é o meu tele que não consegue?

    abçs.

    ResponderExcluir
  3. Olá ngc888. Vou informar sim as coordenadas daqui - Latitude -20° 32' 19'' = -20.5386
    Longitude 47° 24' 03'' = -47.4008. Não são as coordenadas exatas da minha casa e sim as de Franca mas como eu moro a uns 3Km do marco zero posso considerá-las como tal.

    Lilian.
    Acho que o seu problema deve ser com as luzes parasitas. Se nossa pupila não estiver bem dilatada não é mesmo possível perceber a galáxia. De dentro da cidade só podemos observar o seu núcleo brilhante (que grosseiramente falando, parece com uma estrela desfocada). É preciso esperar um pouco ao lado do telescópio para que a vista "se acostume" ao escuro. Aí com a visão avertida ou periférica ou como dizem por aqui "de esgueia" começamos a perceber um pouco mais dos braços da galáxia (como se fosse uma "fumacinha").
    O segredo é a pupila dilatada e além disso fazer a observação quando o objeto estiver mais alto no céu (nesse caso um pouco depois de escurecer) pois quanto mais baixo mais a PL da cidade irá atrapalhar.
    Uma outra sugestão é você apontar o tele para o local (se você encontrou as três estrelas fica fácil) e usando a visão periférica mexer um pouco no tele apenas para "balançar" a imagem sem tirar o olho da ocular pois, pelo menos eu consigo, percebemos a "manchinha se mexendo".
    Aproveite essas noites sem luar pois com a Lua brilhando, nada feito...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Sir Milito.
    Hj vou ficar só por conta disto e de um dever de casa que o costeira1 me deu prá aprender a definir a magnitude limite do meu tele...Ele resolveu ajudar a amebinha burra..rsrs.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lilian. Devagar a gente vai pegando o jeito d coisa. Não é da noite para o dia que cai a ficha... Também pretendo localizar o quasar em virgem mas o problema é que trabalho até tarde e quando chego em casa a constelação já está praticamente no horizonte. Como na sexta é feriado em São Paulo, será uma boa pedida para o início da noite.

    ResponderExcluir
  6. Um quasar em virgem? Eu consigo observá-lo daqui?
    Se sim, como eu o procuro no CDC?
    Fiquei curiosa agora, pois nunca vi um antes.

    abçs,

    ResponderExcluir
  7. Não foi isso que o costeira1 passou para você? É o objeto 3C273 de mag 13,5. Eu tenho sérias dúvidas de que consiga essa observação, pelo menos daqui de casa, mas não custa tentar. Veja, lá no forum, a mensagem no tópico "Magnitude Limite do Telescopio" do qual você está participando.

    ResponderExcluir
  8. Não, ele me passou uma outra carta prá eu começar a observar em Cruzeiro e aprender. Eu to até olhando as cartas que ele passou para você localizar o quasar (3C 273..rsrsrs...aprendo rápido), mas prá mim ainda é grego..rs.
    Pelo que li até agora, acho dificil conseguir tb. Meu tele, teoricamente, me da uma magnitude máxima de 13. Se o quasar tem 12, alguma coisa...acho dificil ver com a PL daqui. Tomara que a noite hoje fique limpa como ontem.

    obrigada Milito,

    Te mantenho informado.

    abçs

    ResponderExcluir
  9. Muito Obrigado, irei fazer uma simulação neste proximo fim de semana.

    ResponderExcluir