sábado, 18 de abril de 2009

Observação de CENTAURUS "A"

Ontem a noite me propus a tentar observar a galáxia e Ceuntaurus "A" (NGC 5128) da qual tenho visto relatos de observações mas que até então não tinha tido a oportunidade de  dedicar um tempo para ela.

Retirei do site "Um Atlas do Universo" (http://atlas.zevallos.com.br/ngc5128.html) as seguintes informações:

"Esta é uma galáxia notável. É classificada oficialmente como uma galáxia lenticular (uma galáxia com uma protuberância central cercada por um disco liso de estrelas) mas é muito estranha - tanto é, que somente em 1952 é que os astrônomos confirmaram definitivamente que era uma galáxia. A galáxia é biseccionada por uma grossa e escura faixa de poeira, e é também uma forte fonte de ondas de rádio - a galáxia é chamada geralmente ' Centaurus A ' pelos radio-astrônomos, porque foi a primeira fonte de ondas de rádio descoberta nesta parte constelação nos anos 1950's. É a 'rádio-galáxia' mais próxima. As observações com os rádio-telescópios e telescópios de infravermelhos mostram que NGC 5128 engoliu uma galáxia espiral, provavelmente a aproximadamente quinhentos milhões de anos e os efeitos da colisão são as fortes emissões de rádio."

NGC 5128, segundo o Cartes du Ciel:

Galáxia - NGC 5128        
Dimensão:  27.6'x 20.5' 
Magnitude:  6.80
Brilho da Superfície: 13.50
J2000 RA:  13h25m30.00s   DE:-43°01'00.0"
Date  RA:  13h26m02.82s   DE:-43°03'53.4"

O lado sul a partir de minha casa é bastante prejudicado pelos postes de iluminação pública e, assim sendo estamos entrando na melhoe época para observar essa região, que chega a uma boa altura e fica acessível do lado da casa que fica menos vulnerável às luzes da rua.

Pela primeira vez usei o TRIATLAS (que mandei imprimir e encadernar) em uma seção de observação. Ainda está fazendo falta uma lanterna com filtro vermelho. Mas como não consigo escuridão aqui em casa, vou usando uma lanterna pequena de LED.

A galáxia fica praticamente no centro do triângulo formado por gamma zeta e iota centaurus, o que facilita bastante a sua localização. Também servem como referência as três estrelas (phi, mu e nu) que têm uma formação bem característica entre si e são visíveis a olho nú.

Com a PL daqui foi impossível ver a galáxia pela buscadora e ainda tentei com o binóculo 7 X 50 sem sucesso.

Assim fui "pulando" as estrelas usando a ocular de 32 mm que me dá praticamente 40 aumentos e um campo real de 1º 10' 30" (70,5'). Foi bem rápido encontrá-la. Aliás quero abrir um parêntesis aqui. Nunca desprezem os pequenos aumentos quando forem observar objetos difusos. Uma pupila de saída maior facilita muito a localização desses objetos que podemos perceber  "passando" pelo campo de visão.

A galáxia ocupa mais ou menos 20% do campo dessa ocular. Isso se fosse possível observá-la por inteiro - tarefa impossível com toda essa PL. Assim fui incrementando aumentos, 60 X, 100 X e 200 X. A ocular planetária de 6 mm, que dá as 200 X escurece demais a imagem. A plossl (60 X) já permitiu uma imagem melhor do núcleo da galáxia, mas foi com a ortho (100 X) que consegui perceber melhor a faixa escura que divide Centaurus "A".

A imagem daqui é bem fraca - se não tivesse pesquisado muito provavelmente ela teria passado despercebida pela ocular. Hoje vou atrás de um local com vista menos prejudicada para o sul quanto às luzes parasitas e a PL e tentar outra observação com as pupilas mais dilatadas e um céu menos claro,

Achei na internet uma astrofoto do Marcelo Domingues do CASB com quem não consegui contato. arrisquei a sua  reprodução aqui no blog e continuar tentando o contato para ter a devida autorização. Caso alguém saiba como contatá-lo peço a grande gentileza de me informar.

Essa imagem foi a mais próxima que encontrei daquilo que consegui observar daqui - na verdade minha observação foi uma imagem mais fraca.

Um comentário:

  1. Parabéns pela observação (e pelo relato) Milito. Já observei Centauros A, mas usei apenas uma Plossl 30mm, minhas outras oculares dariam uma PS muito baixa. Diferente de você meu lado sul é perfeito, mesmo assim já faz alguns dias que tento encontrar M83 e não consigo, há poucas estrelas de referência na região.

    ResponderExcluir