domingo, 26 de abril de 2009

Observação 26/27-04-2009

Finalmente uma noite com atmosfera calma e, apesar de algumas poucas e pequenas nuvens rápidas, sem Lua.

Aproveitei para algumas coisas que ainda estavam pendentes. Primeiramente o alinhamento polar da montagem germânica (cuja motorização já está virando uma novela sem fim). Coloquei o refrator e apontei para M42 (comecei cedo mesmo) com 72 aumentos e um campo de 36' e deixei o trapézio bem no centro da ocular. Obviamente não consegui um alinhamento perfeito logo de cara pois o inclinômetro que construi com toda certeza não deve primar pela precisão, mas até que foi possível acompanhar o trapézio por algum tempo. Depois de algum tempo percebi que precisava abaixar um pouco o ângulo do eixo de AR. Depois de mais um tempo percebi que precisava de mais um ajuste fino no ângulo e cheguei a um resultado, pelo menos para o visual, bastante satisfatório.

Com M42 já baixo no horizonte apontei para Saturno para oa teste de verificação. Deixei o planeta no centro do campo da ocular (a mesma) e entrei para o jogo de buraco dos domingos. Depois da primeira mão, que durou uns 25 minutos voltei para o telescópio e girei o eixo de AR para procurar Saturno que para minha satisfação ainda estava, senão no centro do campo da ocular pelo menos muito próximo a ele.

Com a montagem alinhada aproveitei a proximidade de M-48 e deixei o aglomerado encher o campo da ocular de 32 mm e voltei para o jogo. Mais um tempo depois voltei, girei o eixo de AR e o aglomerado continuava no campo de visão.

Me dei por satisfeito e peguei o newtoniano para procurar a galáxia do sombreiro M-104. Como bem diz o Magelanico, lá do CF, para uma boa observação de galáxias quanto mais escuro o céu melhor. Daqui do quintal eu procuro de teimoso que sou. Não que não tenha encontrado (depois de muito pular de estrela em estelra a partir de delta corvus), mas a observação fica bastante prejudicada ainda mais pela pequena dimensão de M-104. Mas pude perceber a sua forma usando a visão periférica.

Depois disso foi só ficar passeando pelas proximidades de carina, crux e centaurus observando os objetos mais fáceis e de quebra aproveitei para rever, ainda que mal por causa da PL, NGC 5128. No próximo final de semana - com feriado na sexta - já teremos a companhia da Lua.

Um comentário:

  1. Nada como a paciência para fazer os ajustes finos necessários. alinhamento polar para nos aqui do sul se torna muito dificil, mas...

    ResponderExcluir