segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ocultação de Júpiter pela Lua - 08-09-2012




Imagens capturadas com NIKON D-70 em foco primário.
ISO 200
1/640s
E.V. +1/3
Telescópio newtoniano 180mm f7
Montagem equatorial germânica com motorização apenas em AR [picgoto].
Houve pouco tempo para preparação pois havia chegado de viagem e só tive 30 minutos para montar tudo.
Foi difícil conseguir o foco com a luz do dia. As imagens estão com variação de cor do céu por causa dos cortes e preeenchimentos feitos com o PS.
Apesar de o acompanhamento estar bem satisfatório o vento forte movimentava um pouco o tubo do telescópio.
Vale apenas como registro da efeméride.




















8 comentários:

  1. Parabéns pelo registro, Milito.
    Mesmo com todos os imprevistos e esforços, os resultados foram recompensadores.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom registro Milito !
    (se eu tivesse sido um pouco mais paciente nessa manhã, tinha feito alguns da ocultação...rsrs)
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Legal Milito.

    Eu não tive como acompanhar, más estava ligado nas atividades de muita gente...

    Agora, fixando só em Júpiter... ...aquele evento de ontem será que deixou alguma marca no solo jupteriano? Será que algum dos nossos amigos está acompanhando...?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo incentivo dos amigos, mas tenho consciência de que as imagens deixaram muito a desejar. Para completar verifiquei manchas nas fotos e pensei serem sujeira no CCD da câmera, mas fotografei uma parede branca com a objetiva e as manchas não apareceram.
    Será que pode ser sujeira nos espelhos do telescópio?
    Euler, eu ainda não pude observar Jupiter após o relato do impacto. Vamos ver se no fim de semana o céu continua limpo para uma observação.

    abração

    ResponderExcluir
  5. Amigos, desculpem a ignorancia, qual foi o evento de ontem em Jupiter ?

    ResponderExcluir
  6. Oi Conrado.
    Foi a observação de um flare na atmosfera do planeta, se não me engano na extremidade sul da NEB. Tem um filme em http://www.flickr.com/photos/19299984@N08/7976507568/

    abração

    ResponderExcluir
  7. Valeu Milito, fiquei tão curioso que fui pesquisar...:-)
    Abração

    ResponderExcluir