sábado, 22 de setembro de 2012

Como alinhar a buscadora do telescópio

Fiz um vídeo mostrando com imagens o processo de alinhamento da buscadora do telescópio com o tubo ótico.
Também postei o vídeo em:

http://youtu.be/DvXVYFpY_nE

A idéia do vídeo é dar um auxílio para aqueles que compram um telescópio sem saber ao certo como ele funciona.

17 comentários:

  1. obrigado, espero que tenha sido de utilidade para você.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amigo!!!

    bárbara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Bárbara. Se foi útil para você me sinto recompensado.

      Excluir
  3. Muito bom esse video me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pelo vídeo ter lhe ajudado. Grato pela visita. Abração.

      Excluir
  4. Meu amigo! Você se esforçou a fazer esse vídeo com uma dica que não encontrei nem no manual do meu telescópio recém adquirido. A falta de alinhamento da buscadora atrapalhou,e muito, minha primeira tentativa. Você está de parabéns. E irei divulgar seu vídeo, com o devido crédito, ao fórum do qual participo. Meus sinceros parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Não há porque agradecer. Quando iniciei tive o mesmo problema e amigos me mostraram como fazer. Com o vídeo fica mais fácil explicar. Sem a buscadora devidamente alinhada é quase impossível observar ao telescópio uma vez que o campo da ocular é muito pequeno. Que bom que você conseguiu fazer o alinhamento. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Amigo o link não está funcio Nando :(

    ResponderExcluir
  7. Ainda não consegui alinhar o buscador com o telescópio. Mesmo mexendo nas porcas que prendem-no, não consigo alinhar os dois
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei outra maneira de alinhar a buscadora. Se você seguir o que é explicado no vídeo com calma certamente conseguirá um ótimo alinhamento.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sou um iniciante em astronomia, e tenho em mãos um modelo Denkar japonês, com objetiva de 60 mm, distância focal de 800 mm, e lentes h 20 mm, h 6 mm. Ele tem suporte pra fixar uma luneta localizadora / buscadora. A minha dúvida é a especificação dela, posso usar um simples monóculo 35x95, ou tem de ser algo mais detalhado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Uma buscadora com 35 vezes de aumento não é de muita utilidade pois seu campo de visão será muito estreito. O Ideal seria algo com no máximo 6 vezes de aumento com a maior abertura possível para que com um campo bastante amplo você consiga ter noção daquilo para onde estiver apontando.

      Excluir
  10. Comprei um skywatcher 70mm, é extremamente difícil centralizar a imagem na buscadora, simplesmente o alvo não fica no meio, o que eu fiz foi imaginar o centro em um dos quatro "triângulos" que a mira forma, porque colocar exatamente no centro é impossível, vc ajusta com a mão com os parafusos frouxos isso é possível, mas quando vc tenta apertar sai totalmente do centro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... esses telescópios mais simples pecam pelo acabamento. Suas montagens são muito instáveis e os parafusos de metal nas roscas de plástico são mesmo "de matar".

      Excluir
  11. muito bom o meu esta cchegando 300 mmm



    ResponderExcluir