segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Refrator 90/900mm

Recebi meu dubleto 90/900 da Surplusshed (sem taxação) para fazer um up grade no meu refrator de 80/900 (26% a mais de luz).
O dubleto de 80mm é um pouco mais bem acabado que o de 90 e este não pode ter as lentes invertidas.
A montagem do dubleto não coube no tubo de 100mm mas isso foi facilmente resolvido com a colocação de uma luva.
O focalizador foi reaproveitado mas foi preciso fazer um outro tubo pois a posição e o diâmetro os baffles para uma aberura maior são diferentes.
O sistema dos baffles ficou igual ao do antigo tubo.
Fiz algumas fotos do passo a passo da montagem do refrator e os comentários e os detalhes seguem individualmente em cada uma.
Ainda não instalei os baffles pois acabei de fazer a pintura interna do tubo. Irei adicionando mais fotos conforme o trabalho for caminhando.

EDIÇÃO:
A montagem do dubleto está ao contrário. Alertado pelo Delberson ví que havia invertido a posição dela quando a recomendação da surplusshed era a de que o lado com o anel de retenção deveria ficar apontado para o céu.
Fica o agradecimento ao Delberson pela atenção .



Objetivas de 80 mm e de 90 mm



Objetivas de 80 mm e de 90 mm

Anel de madeira para célula de colimação. Esse anel é fixado na objetiva.


Anel de madeira sendo fixado à objetiva

Anel de madeira colocado no local definitivo

Anel de madeira que será preso ao tubo por uma luva de PVC


Luva de PVC (100 mm) para receber a célula de colimação.


Anel fixado à luva de PVC

Anel fixado à luva de PVC


Três jogos de parafusos, porcas, arruelas e molas para a célula de colimação

detalhe da cabeça do parafuso limada para caber no furo próximo à objetiva

Arruela no anel de colimação da objetiva

Parafuso colocado no furo do anel da célula da objetiva

Colocação das arruelas e da mola no anel de colimação da objetiva.

Acoplamento do anel fixado na luva de PVC. 

Objetiva fixada na luva de PVC pela célula de colimação.

Objetiva fixada na luva de PVC pela célula de colimação.

Pedaço de tubo de PVC para confecção de um dos baffles.

Pedaço de folha plástica (capa de encadernação de xerox) para confecção dos baffles.


Conjunto para confecção dos três baffles.

Conjunto para confecção dos três baffles com plásticos cortados.

Conjunto para confecção dos três baffles com plásticos cortados e colados nos anéis. 

Detalhe do plástico colado

Detalhe do plástico colado

Tubo de PVC para o OTA.

Tubo de PVC para o OTA.


Focalizador com bucha de tecnil para adaptação ao OTA. 

Focalizador com bucha de tecnil para adaptação ao OTA.



Focalizador com bucha de tecnil para adaptação ao OTA.


Cabo do rolo de pintura entortado para pintura interna do OTA.

OTA pintado com tinta esmalte preto fosco misturada com farinha de trigo.

OTA pintado com tinta esmalte preto fosco misturada com farinha de trigo.


Fotografia de uma torre de telefonia a cerca de 2 Km de distância.

Fotografia de uma torre de telefonia a cerca de 2 Km de distância.

Detalhe da diagonal com a ocular de 20 mm.

projeto da colocação dos baffles.

projeto da colocação dos baffles.

45 comentários:

  1. Oi!

    Vc já experimentou utilizar EVA no interior do tubo? No home made de 70mm, comparei resultados com EVA e Baffles e o resultado foi o mesmo, com a vantagem do EVA ser mais fácil de lidar, pois não é preciso calcular ou montar os Baffles.

    Como o F/D é um pouco menor, ele vai ficar um pouco mais "luminoso" também.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo.
    Nem pensei nessa possibilidade. ainda não coloquei os baffles caso eu sinta que vai haver dificuldade poderei até colocar o EVA, pois aqui em Franca enconramos com muita facilidade, até com espessuras bem finas.

    abração.

    ResponderExcluir
  3. Qual a técnica de corte adotada para os furos internos?

    ResponderExcluir
  4. Como pretende proceder com o Protetor de Orvalho?

    ResponderExcluir
  5. belo trabalho eu já tentei fazer um com lupa de 80mm, tá meio parado logo eu retomo o trabalho abraços sergio

    ResponderExcluir
  6. Oi Ecleido.
    As molas foram compradas em uma loja que vende componentes para a indústria calçadista, aqui em Franca. Mas você pode conseguir em auo elétricas pedindo a mola que fica denro do motor de arranque de automóveis.
    Os cortes dos baffles? Com uma tesoura...
    Quanto ao protetor de orvalho estava pensando em usar o mesmo material dos baffles, mas a lente do dubleto é bem mais para dentro do que a do dubleto antigo, vou começar a usar sem protetor.

    abração

    ResponderExcluir
  7. Ol´Sérgio.
    Acaba sim pois quando fazemos o elescópio smpre aprendemos um pouco mais...

    ResponderExcluir
  8. Ô Milito, não é Ecleido, é Delberson! rsrs

    O Sr. demorou a me responder no CF, então acabei comprando um dubleto 90mm também, porém, a razão focal do meu é 5.5, vou montar um Short Tube e ver no que dá. Através do sítio do fornecedor, vi que o ID era de apenas 90mm, portanto, achei que poderia dar certo o tubo de 100mm invertendo o dubleto, assim como fizemos com o de 80mm. Aliás, por que não é possível inverter este também?

    Quando a minha objetiva chegar, verei o que poderei fazer quanto ao tubo de 100mm. Depois precisaremos pensar numa solução para o protetor de orvalho. Gostei da ideia do material dos baffles, parabéns.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. aew muito engenhoso o esquema do rolinho!!
    parabens!

    ResponderExcluir
  10. Oi Delberson, mil desculpas, eu sou um terror com nomes e passar esse tipo de vergonha é meio que rotina para mim. Não tome por uma deselegância de minha parte, OK?
    Só ontem é que eu peguei no telescópio para ver o que seria possível fazer. Usando a luva de PVC ficou até mais fácil trabalhar.
    A inversão não pode ser feita porque as lentes são coladas na montagem (vem um aviso impresso juno com o dubleto). É por isso que achei ele menos bem acabado que o de 80 mm.
    No meu caso, que eu aproveitei os anéis da célula não funcionou, mas você pode construí-los com um diâmetro que encaixe em um pedaço de tubo de 150mm.

    Mais uma vez perdão pela falha grosseira e um abração.

    ResponderExcluir
  11. Oi bassxande, funciona bem esse "esqueminha" pois se não entortar a haste o rolo estraga a pinura já feita do lado oposto ao da espuma.

    abração

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Deixe-me fazer duas perguntas: Este dubleto é cementado? Vc optou por uma célula tipo "drill-and-push" e não "pull-and-push" por conta disto?

    Quanto a pintura interna é curioso as técnicas que acabam sendo desenvolvidas. Na minha primeira versão eu lixei o interior do tubo, formando uma bola com jornal e usando fita crepe torçida para manter da lixa ao redor da bola. Lavei e depois apenas apliquei spray.

    Na segunda tentativa usei uma espuma e fui carimbando o interior usando como extensor uma velha chave de fenda.

    Na terceira só pintei com spray.

    Por fim, acabei com EVA.

    Embora eu não seja um primor em habilidade manual, as quatro tentativas só para ver qual saia melhor quanto a reflexões internas. Acho que este é o espírito de construir algo para evoluir a habilidade.

    Espero bons resultados, boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  13. Milito não precisa se preocupar quanto a isso. Sabemos que você é uma pessoa extremamente generosa.

    Sobre as molas, consegui ótimos exemplares em uma loja de peças para motos. A vareta do freio traseiro possui molas excelentes ao nosso caso.

    Com relação à adaptação ao tubo de 100mm, eu gostaria de não precisar fazer uso da luva (acho que cria uma aspecto feio - opinião pessoal), no entanto, caso não consiga me esquivar dela, pretendo cortá-la e lixá-la retirando camuflando a sua origem. hehehehe

    E, sobre a pintura, compartilho com a opinião do Eduardo, também passei por algumas pinturas (farinha de trigo, talco, farinha de madioca, spray), depois migrei para o EVA e, por fim, fiquei com o papel camurça. Realmente, acumulamos experiência através das tarefas desenvolvidas.

    Também fiquei com dúvida quanto ao dubleto. Ele não é Air Spaced?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi Eduardo e Delberson. A surplusshed enviou um aviso de que diferentemente do dubleto de 80 mm esse dubleto não pode ter as lentes invertidas porque elas são coladas na montagem. Acho que ele é air spaced sim...
    Quanto ao sistema "drill-and-push" fiz essa opção por facilidade de execução. O Zeca havia comentado que há o risco de que os anéis tenham um jogo entre si por conta das molas, mas usei molas de tensão maior e eu as deixo bem comprimidas. O jogo, se houver, será apenas quando for transportar o telescópio, mas ficou muito fácil fazer o alinhamento com uma ocular cheshire.
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá Milito, como vai? eu to querendo montar um refrator de 80mm ou 90mm também, com peças que vem direto do EUA, proço baixo! o tubo já tenho, é que tenho duvida: Como eu posso fazer um encaiche da célula da objetiva num tubo de PVC de 100mm? Qual o tipo e o tamanho do focalizador que eu posso usar em um tubo desse diâmetro? Espero que seu refrator fique sucesso!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá Milito.
    olha, no caso do refrator, acontece o seguinte: eu gostaria de fazer um encaiche simples da objetiva no tubo de 100mm, então eu gostaria de saber qual célula encaicha melhor no tubo, uma de 80mm ou uma de 90mm?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,

    Milito, recebi o meu dubleto (90/500) hoje e notei estes três pequenos quadros prateados na objetiva. Você saberia dizer o que se trata? Seria necessário retirá-los?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Essas abas metálicas servem para segurar as lentes no suporte. Você deve deixá-las no lugar sem problemas pois não haverá interferência digna de nota com elas.

    abração

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Ao receber a minha objetiva, junto a ela veio uma nota em que a Surplushed informa que ao montá-la, o lado em que se encontra o anel de retenção é que fica voltado ao céu. Neste caso, o Sr. não montou invertido?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oi starfall.
    Minha objetiva não veio com essa instrução, ou se veio não percebi. Procurei esse papel mas não encontrei. Ele deve ter sido destruido pela chuva de granizo que entupiu as calhas e molhou minha bancada de ferramentas.
    Eu ainda não observei pelo telescópio para saber do resultado mas caso não esteja satisfatório já sei que devo inverter o dubleto.
    Se não for pedir muito você pode fotografar as instruções e postar a imagem para eu poder ler?
    Desde já agradeço.

    um abraço,

    Milito

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Sr. Milito,

    Com muito prazer atenderei ao seu pedido, no entanto, como não disponho de câmera fotográfica no momento, digitarei as informações e lhe enviarei por email. Aliás, não tenho o seu email, o Sr. poderia me passá-lo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Olá Delberson. enviei um mensagem pessoal (pelo multiply) com o meu e-mail.
    Grato pela sua atenção.

    Milito

    ResponderExcluir
  23. Olá Milito,

    Já enviei o email com a transcrição do folheto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Olá Milito.
    Já terminou a construção de seu refrator de 90mm?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Ola Robe.
    Terminar já terminei mas ainda não pude testá-lo por falta de uma montagem. Estou terminando de motorizar a minha equatorial que está na oficina de um amigo.
    Está me parecenfo que montei a objetiva ao contrário e estou aguardando uma resposta da surplusshed quanto ao lado correto que deve ser apontado para o céu.

    abração

    ResponderExcluir
  26. Olá Milito,

    Conclui o meu Refrator Short Tube (90mm F/D 5.5), se possível, por favor dê uma olhada no álbum.

    http://starfall00.multiply.com/photos/album/13/13

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. oi milito tenho um refrator de 90mm.Sua lente objetiva encaichei ela num tubo de 100mm e ficou muito bom eu já fiz outros telescópios mas esse foi mais gratificante.
    to pensando em fazer algumas modificações no seu tamanho pois descobri como amplificar em trez vezes ou mais o seu tamanho e ja testei mas ficou muito grande ele tinha 50cm e com esse novo jeito ficou com mais de 1mt de distancia focal então to pensando em deixar pelo menos 80cm.o que vc acha? o tamanho é razoável?

    ResponderExcluir
  28. Então vou cortar só dois bafles, ainda bem que tem seu album para economizar-mos tempo.

    ResponderExcluir
  29. Essa folha é aquela que o pessoal coloca como capa? Muito bom.

    ResponderExcluir
  30. Milito, me explica uma coisa: quantos centimetros de largura você cortou a base para os bafles e quanto você tirou para caber no tubo?

    ResponderExcluir
  31. Você colou com que tipo de cola ? Supe rbond?

    ResponderExcluir
  32. Devia ter vindo aqui antes de pintar, rsss. Muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
  33. Olá.
    Essas molas são da embreagem de motores de arranque de automóveis. Vocês encontram em qualquer auto elétrica e, pelo menos para mim, o rapaz não cobrou nada.

    ResponderExcluir
  34. Se a sua objetiva for a mesma e você usar o mesmo comprimento do tubo os dois serão mais que suficientes.

    ResponderExcluir
  35. Sim colei com super bond mas qualquer cola vai servir...

    ResponderExcluir
  36. Sinceramente eu não lembro a largura que cortei, mas uns três cm serão suficientes para arrebitar as bases sem risco de furar os baffles com a broca.
    Eu também não lembro de quanto foi esse corte pois não fiz a medida. Eu cortei com a serra de arco e fui aumentando o corte e medindo até caber com um pouquinho de folga. Não deixe muito justo pois a tinta vai aumentar um pouco a espessura do tubo. Se ficar muito apertado você terá dificuldade para colocar os baffles no lugar correto.

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigado pelas explicações Milito. Vou providenciar estes detalhes.

    ResponderExcluir