segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Barlow 2X - 2" ED


Minha nova aquisição foi essa barlow pois fiquei atraido pelo vidro ED (extra dispersion).
Trata-se de algo realmente grande e pesado comparando com meu set de oculares de 1,25".
Já detetei dois "problemas":
1- O seu uso durante uma seção de observação é um pouco trabalhoso pois é preciso uma certa lo´gistica para retirar o adaptador 2"/1,25" do focalizador, mas acredito que com o tempo de uso isso fique mais fácil.
2- O foco com ela, no meu telescópio ficou muito para fora do tubo, além do ponto alcançado pelo curso do focalizador. Para a estréia usei a barlow sem encaixar por inteiro, mas tenho o recurso de aproximar os espelhos do telescópio via célula do espelho primário.
Mas as observações foram além do que esperava. Comparando com minha antiga barlow a introdução de aberração cromática, embora ainda existente, é muito menor.
A imagem não escurece tanto quanto a antiga barlow, permitindo observações mais detalhadas com o mesmo aumento. Os detalhes da superfície lunar ganharam muito mais clareza e na madrugada de 22-01-2010 consegui distinguir a divisão Cassini dos anéis de Saturno.
Não notei introdução de deformação da imagem nas bordas, mas isso pode se dever ao fato de que usando oculares de 1,25" esteja "sobrando" campo.
Seguem algumas imagens da barlow.


















11 comentários:

  1. Alexandre
    Este OTA é da GSO ?
    ... A GSO tem um OTA newtoniano fotografico extraordinario 150/750, parecido com o da Orion dx (UK).
    Obg

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Não, esse fui eu que construi (180 mm/f7). Ele é feito de chapa galvanizada, tem célula de 6 pontos flutuantes e haste curva para o suporte do secundário.

    abração.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me pela falta de conhecimento e ignorância..rsrsrs...mas deixe-me ver se entendi. Prá colocar uma destas no focalizador de 1,25, vc tirou a parte interna da base do focalizador e no lugar colocou esta barlow 2"? É isto? (To aprendendo, to aprendendo..rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Não tem porque pedir desculpas, foi perguntando e "perturbando" os colegas que eu aprendi o que sei.
    Para usar essa barlow o seu focalizador precisa ter o tamanho para receber oculares de 2 polegadas (2"). Esses focalizadores vêm com adaptadores para oculares de 1,25" e para usar as de 2" ele precisa ser retirado.
    Pelo que entendi lá no forum o seu telescópio já chegou, não é? E ai? quais foram as impressões? Conseguiu alinhar a buscadora?
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Não consegui ainda.E eu tava tão sonada ontem (já eram 23:50, antigo 00:50 no horário de verão) que achei melhor deixar prá hoje. Mas preciso saber como visualizar melhor os planetas. Marte e Saturno aparecem bem brilhantes prá mim. Saturno não da prá definir cores nem nada.Aparece o formato dele e os anéis em uma linha grossa, mas de uma luz bem viva. Acho que é pq o meu tele capta muita luz e complica um pouco. Então vou ver se compro filtros e faço algum aparato artesanal para diminuir um pouco a luz que entra.
    Mas independente disso estou apaixonada por ele e pelo céu...sei que ainda tenho muito que aprender sobre como usá-lo e comprar acessórios melhores para tirar o melhor proveito dele até que possa ter um outro mais potente.
    Enquanto isso, tem alguma sugestão prá me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. tem alguma outra opção de 2" que não seja esta? quero para usar no meu refrator Omni 120mm, ja comprei uma diagonal diétetrica de 2" agora falta este acessorio e algumas oculares.

    ResponderExcluir
  7. Quiz dizer se apos o seu teste, se ainda optaria por esta ou iria tender para outra? E que o fato de vc ter dito de apresentar um pouco de AC, me deixou um pouco preocupado pois refratores ja são problematicos neste sentido.

    ResponderExcluir
  8. Procurando achei esta qui: http://agenaastro.com/meade-series-5000-2-2x-telextender.html , custando o dobro do preço, sera que a difereça de preço compensa?

    ResponderExcluir
  9. Olá, não sei de outra opção viável. Você quer 2"? Quanto à aberração cromática não é tana assim, inclusive é muuuuito menor que a da minha outra barlow genérica.
    Ainda não havia ouvido falar sobre esse tele exender. Coloque esse link no forum pois o pessoal que é mais entndido em barlows certamente vai ajudar.
    abração

    ResponderExcluir
  10. Olá, Alexandre, eu instalei no meu tele newt 200mm f/d 6,4 um focalizador crayford GSO. Esta sequência de fotos para mim foi um achado, eu estava na dúvida de como instalar uma barlow de 2" (que ainda não comprei) . Vc se importaria de me dizer onde comprou esta que vc está usando? Grato.

    ResponderExcluir
  11. Olá jorlandelli.
    Essa barlow é realmente muito superior à minha antiga com barril de 1,25", além de possuir um elemento com vidro de alta dispersão (ED).
    Comprei essa barlow no Armazém do Telescópio. Não sei se eles estão com ela em estoque, mas dê uma pesquisada por lá, e também na astroshop.
    ela pode ser encontrada em lojas no exterior mas essa época do ano não é a mais indicada para fazer importações.

    abração.

    ResponderExcluir