sexta-feira, 10 de julho de 2009

APERFEIÇOAMENTO DA CÉLULA DO PRIMÁRIO


A solução que encontreei para a célula do espelho primário do meu 180/F7 me incomodava pelo fato de que os balancins estavam muito afastados da base, fato para o qual o Leandro Trevisan havia chamado a minha atenção.
Aproveitando as férias parti para um novo design que permitiu diminuir o espaço entre espelho e base de 22 mm para 8 mm !
Como não tenho equipamento para soldar metais, resolvi fazer com o velho MDF, só que dessa vez fiz um recorte no disco (foto 1) no qual fixei três cantoneiras de alumínio, obedecendo as distâncias calculadas para a celula anterior. Nessas cantoneiras prendi os balancins com arrebites de forma que os movimentos de "gangorra" ficaram bastante livres e suaves.
Para não ter que usar parafusos direto no MDF fixei na parte externa do disco mais três cantoneiras de alumínio para poder fazer a fixação das presílhas do espelho com bastante firmeza.
Para o apoio do espelho nos balancins usei amortecedores emborrachados - não sei de que material são feitos mas são aqueles auto colantes usados por marceneiros e que são presos nas portas de armários para evitar batidas fortes. Para os apoios do espelho usei peças de tamanho maior (fotos 6 e 9) e na parte interna das presilhas usei menores para proteger o espelho (fotos 5 e 8).
Como a célula ficou mais "enxuta" ganhei 22 mm de tubo. Fiz um cálculo meio por olho para empurrar o foco mais para fora do focalizador para assim conseguir fazer foco usando a câmera DSLR sem a objetiva (ainda não testei se consegui).
Na primeira estrela de hoje já fiz a colimação, conseguindo um belíssimo disco de Airy, com círculos bastante concêntricos e que me deixou bastante satisfeito.
O foco ficou bem mais para fora, mas ainda suficiente para focar com a ortoscópica com uma boa folga - se for preciso ainda posso jogar o foco um pouco mais para fora.














11 comentários:

  1. É isso aí Milito, sempre inovando!
    O amigo está de parabéns, pois acaba nos incentivando sempre a criar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jader. O Leandro havia me passado um projeto de célula com apoios flutuantes um pouco mais simples mas esbarrei no problema de como fixar as presilhas do espelho. Necessitava de serviço de solda realizado com precisão e por aqui é difícil encontrar que faça rápido.
    Essa idéia que tive de recortar o hexagono irregular dentro do disco até que ficou bacana e, no fim das contas, fácil de executar.
    Vou aproximar o primário um pouco mais do secundário para ver se consigo fotografar sem a ocular e com a câmera sem objetiva (método da projeção se não me engano).

    ResponderExcluir
  3. Ótimo foto, Milito. O que acontece com a foto quando alteramos este ISO?

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo. Vamos ver se entendi direito. Essa foto mostra essa peça com os 3 furos - ela é fixada no tubo certo ? Então o outro lado fixa o espelho. Agora minha pergunta : Seu espelho fica colado na peça de MDF ? Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá... ficou faltando uma foto da célula montada. Mas vou tentar explicar.
    Nesse disco da foto está preso o outro disco (da foto 04) pelos parafusos com a mola (as porcas borboleta são para fazer o alinhamento). A célula é composta por dois discos, um com o diâmetro do tubo e o outro com o diâmetro do espelho. As presilhas que fixam o espelho são mostradas na foto 05 e elas são aparafusadas nas peças externas de aluminio do disco da foto 04. O ângulo de 90° serve para não deixar o espelho tombar quando do transporte do telescópio mas essas garras não encostam no espelho - eu as deixei afastadas com mais ou menos 1mm de distância.
    O espelho é apoiado nos seis pontos flutuantes (dois deles são mostrados em close na foto 06). Esses apoios flutuantes servem para "absorver" qualquer movimentação natural da madeira que venha a ocorrer por umidade, secura, frio ou calor.
    O espelho não deve ser colado nos apoios pois com o movimento da madeira a frente de onda será alterada causando aberrações nas imagens.
    Veja o álbum da célula que modifiquei para você poder ter uma idéia melhor. Acesse:
    http://alexmilito.multiply.com/photos/album/25/25
    Há quem afirme que para um espelho pequeno como o meu isso não seja necessário.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. De fato sua inovação foi MUITO melhor que a anterior. Agora entendí como funciona essa célula. Parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Milito, parabéns! Boa idéia do hexágono irregular.
    Abcs

    ResponderExcluir
  8. Ola Milito.
    Muito bacana o esquema dos tres pontos de apoio, godtei mesmo. Agora me tira uma duvida: O furo no meio do disco onde o espelho é fixado, serve praque? Facilitar a colimação?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. caraca muito maneiro sua ideia!
    ficou com um visual mto show!!!!

    ResponderExcluir