domingo, 21 de abril de 2013


Ontem fomos visitar os amigos Marília e Gustavo em sua chácara em Cristais Paulista. Levei o telescópio para desenferrujar e para mostrar o céu.
Uma névoa fina atrapalhou a visualização e a luz da Lua também inviabilizou a observação de deep skys. Assim, Saturno e a Lua foram as principais atrações e para mostrar a fotografia em foco primário, o alvo escolhido foi a Lua.
Foram feitas algumas imagens com a dslr NIKON D-70 (todas em RAW com ISO 200) testando várias velocidades de obturação. A imagem publicada foi feita com 1/640 s. A briga maior ainda é conseguir um foco bem apurado. Um focalizador 10:1 realmente faz muita falta. Vi ainda que o espelho primário do telescópio está precisando de uma boa lavagem, se bem que para o visual as imagens se mostraram muito nítidas, o que pude constatar observando o aglomerado aberto da mesa de Escorpião.
Mas valeu para marcar o retorno do céu estrelado, mesmo em uma noite sem maiores compromissos astronômicos (álcool e astronomia definitivamente não caminham juntos), principalmente na companhia de amigos e de um bom papo.
As imagens da Lua estão publicadas também no facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário