domingo, 25 de setembro de 2011

Máscara de Hartmann


Ainda estou pensando se faço uma pintura ou não.

Enquanto não concluo a minha montagem germânica - que está pior que obra de igreja - estou fazendo testes com a webcam Philips e estou tendo dificuldade para conseguir o foco uma vez que com a montagem dobs o astro "transita" com muita velocidade pelo campo de visão.
Resolvi, mais pela facilidade de confecção, fazer uma máscara de Hartmann.
Cortei um pedaço de papelão - de uma caixa comum que estava em bom estado - com o diâmetro da boca do telescópio. Fis os três furos de mesmo diâmetro a 120° um do outro com seus centros na mesma distância do centro da máscara.
Pintei a face externa de preto para dar um visual melhor.Na lateral colei uma fita daquelas usadas por marceneiros para acabamento de armários de cozinha. Parece-me que ela é feita de PVC, mas isso não posso afirmar com certeza.
Assim a máscara ficou com o formato de uma tampa que é encaixada com facilidade na boca do telescópio.
Como o tempo estava fechado ontem a noite não pude fazer fotos pela ocular para demonstrar o funcionamento. Assim que o tempo ajudar complementarei o álbum.





9 comentários:

  1. Oi Milito, simples, eficiente e barato ! Muito bom.
    Mesmo com a minha EQ, o foco com a SPC não é muito fácil. Acho que vou preparar uma igual à sua, espero que o copyright esteja liberado ...rsrsrs
    Poderia informar qual o diametro que você usou para os furos e afastamento do centro ou borda (pergunta, me teclado está desconfigurado não tem ponto de interrogação)
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando, uma dica faça uns testes de dia com a SPC acoplada no tele visando um ponto bem distante (torre de tv, radio, etc) ajuda para testar a posição da SPC no porta-ocular . Dependendo do seu tele, não dará foco com ela direto, mesmo no intrafoco máximo, você terá que avançar a célula do primario em direção ao secundário, ou (como eu) usar uma barlow.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Conrado.
    As distâncias e o diâmetro dos furos foram quase aleatórios. Na internet, procurando por "hartmann mask generator" - http://www.billyard-ink.com/Hartmann.shtml - você pode gerar um pdf, se não me engano, para copiar no suporte com o qual você vai fazer a máscara. Eu segui apenas a medida de 1/3 do diâmetro do primário para o diâmetro dos furos. É o mesmo princípio de foco das câmeras fotográficas antigas (não reflex) que usavam o sistema de justaposição de imagens para auxiliar o foco.
    Quanto ao foco da webcam, está tudo OK com a distância do espelho. O que eu não estou conseguindo é um ajuste fino. O curso do focalizador do telescópio está permitindo transitar do intra ao extra foco com folga, usando ou não uma barlow.
    Quanto à máscara eu já li que uma "barthinov" propicia um foco mais preciso, só que ela é mais difícil de cortar. Veja em http://astrojargon.net/MaskGen.aspx?AspxAutoDetectCookieSupport=1 .

    abraços,

    Milito

    ResponderExcluir
  4. Foco e centralização do objeto é a tarefa mais ardua para quem está com montagem dobsoniana. O uso de barlow piora mais ainda, pois estreita muito o ponto de foco. Com a Cannon meu procedimento era conseguir um foco relativo, ir tirando snap shot e com zoom máximo avaliando o resultado. Leves toques mínimos de correção intra ou extra e nova amostragem. Quando dado satisfeito efetuava vários disparos, corrigia um mínimo de intra-foco e mais vários disparos, corrigia um mínimo extra-foco e mais vários disparos. Por probabilidade um grupo destes disparos estará com o melhor foco possível. Até porque minha barlow é um bosta. Até com oculares de 6 mm e 7 mm o foco perfeito NUNCA é obtido, o que dizer com webcam 4,5 mm !
    Com oculares e DSO eu aponto para um grupo de estrelas próximas e movimento o focalizador observando pelo canto do olho quando que as estrelas mais fracas se tornam visíveis. É o ponto de melhor foco. Mas com webcam num dá pra fazer isto ! :(

    ResponderExcluir
  5. Olá jsmoraes.
    Um dos pontos críticos da astrofotografia é mesmo conseguir o foco. De nada vai adiantar uma montagem estável e bem alinhada, um telescópio bem colimado e um equipamento bom de captura se o foco não estiver OK...
    Junte-se a todas as nossas dificuldades o fato de o focalizador ser simples, sem o dispositivo de micro passo !
    A idéia dessa máscara é justamente tentar chegar o mais próximo possível do ponto ideal. Só preciso fazer testes. O tempo hoje abriu pela manhã. Vamos ver ser de noite continua...

    abração

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa que me lembrei, nós que usamos óculos somos prejudicados nisso. O que pra nós pode estar em foco, para outros e para a camera pode não estar. Por isso vou tentar repetir com a Webcam o que faço com a Cannon. Pelo menos 3 sequencias de imagens: um no que seria o foco, um com um nadinha pra intra e outro com nadinha para extra.
    Embora com a minha barlow (obrigatória no uso de camera) eu passo pelo foco, mas não consigo fixar nele. Ou seja, o ponto de foco é desfocado mesmo ! A colimação também influencia muito nisto. Ainda bem que não sou, nem pretendo ser astrofotografo profissional ! :))

    ResponderExcluir
  7. Olá Milito!
    Muito bacana você colocar aqui suas fotos!
    Há tempos atrás o Zeca (do forúm) me deu uma dica para observar Vênus com menos brilho, era uma cartolina com um furinho no centro para colocar na luneta.
    Legal de mais essa máscara!
    Ah! Estou com medo de abrir a digital e fazer aquela limpeza que você me indicou. Nunca abri uma digital...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por partilhar a sua sabedoria connosco.

    ResponderExcluir
  9. Legal, muito bom mesmo, vou seguir sua orientação e aproveito pra fazer uma tampa pra colocar no tubo não aguento mais ver o bichinho com toca de banho kkkk... abração e idem ao amigo ngc888...

    ResponderExcluir